sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ciúme..prova de amor?

       Esta semana terminei de ler o livro Ninguém é de Ninguém, de Zibia Gasparetto. Confesso que é a primeira obra espírita que consigo terminar, e me chamou bastante atenção. O tema em si já é polêmico, e há aqueles que defendem o ciúme como prova de amor. Nunca fui muito a favor deste sentimento que, inevitavelmente acabamos por sentir mais cedo ou mais tarde. Porém, com a leitura,pude observar como ele pode ser destrutivo.
        A história inicia com a descrição da vida de um casal, Roberto e Gabriella. Possuem filhos; o marido conseguiu construir bom patrimônio através de muito trabalho, e a esposa, mesmo sem precisar, trabalha por realização própria. O ciúme sempre foi uma constante na mente e na alma de Roberto, que não gostava de ver sua esposa rodeada de homens no trabalho, se expondo fora de casa. Porém, sempre manteve este sentimento calado em seu peito, até que a vida se encarrega de colocá-lo à prova.
        Sentir ciúme é uma realidade na vida humana, e esse sentimento é uma amostra das fraquezas e falhas de nossas almas que ainda não sabem o que é amar incondicionalmente. Na verdade, precisamos saber qual o verdadeiro sentido de amar. Querer ter poder sobre o outro, manipulá-lo, é isso que significa amar? Até onde confiamos? Por que não conseguimos confiar? Mais uma vez, é necessário olhar para dentro de si. O ciúme revela a insegurança, a imaturidade daquele que o possui. Ele tem o poder de distorcer falas, de transtornar as vidas que estão envolvidas. Sufoca, machuca, cria situações que não existem. Assim como no título do livro, ninguém é de ninguém. Não se pode mandar nos sentimentos dos outros, e a melhor parte de se estar com alguém é saber que este alguém está com você voluntariamente.
           A outra parte da história é aquela que não podemos ver. Ao alimentar esse tipo de sentimento, estamos entrando em sintonia e abrindo portas para influências inferiores que nos atrapalham a vida, nos tiram do eixo e podem levar a situações extremas. Por isso, antes de entrar de cabeça no mundo da desconfiança, veja o que isso causa dentro de você, e como essa energia negativa que você emana pode trazer sérias consequências para sua vida e para a vida da pessoa envolvida.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário